Leonardo Bessa toma posse no MPDFT

Bessa quer a prática do diálogo e os interesses sociais como base do trabalho no ministério

Leonardo Bessa acaba de ser empossado como Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde deve ficar por dois anos. Bessa foi indicado em lista tríplice, sendo eleito com 201 votos, contra 194 votos do procurador Diaulas Ribeiro e 166 votos do promotor Carlos Alberto Cantarutti. Ele substitui Eunice Carvalho que estava no cargo desde 2010.

Estão presente no Auditório do MPDFT para a posse de Bessa, o Ministro do STJ Rogério Schietti, Presidente do TRE o desembargador Romão Cícero, o Senador e Governador eleito Rodrigo Rollemberg, a Procuradora Geral do DF Paola Aires, Presidente da OAB Federal Marcus Vinícius, Presidente da AOB-DF Ibanies Rocha, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal deputado Wasny de Roure, Presidente do TCDF, Presidente do TCU, Procurador-Geral da Justiça Militar, Procurador-Geral do Trabalho, entre outros.

O novo chefe do MPDFT deseja trabalhar com base no diálogo, “sempre podendo dialogar, vendo o conflito em diversas perspectivas e somente em uma situação limite lavar a questão para o judiciário, sempre priorizando o diálogo buscando o interesse da sociedade, só quando não for possível levar a questão para a “briga”. Bessa pretende trazer a experiência na defesa dos direitos do consumidor para o MP.

Segundo o procurador, os desafios na frente do MPDFT são “no âmbito interno, estruturar melhor o Ministério Público e  buscar a harmonia entre colegas e no âmbito externo priorizar as áreas de serviço público, saúde, educação, transporte e educação por meio de diálogo, mas sem perder a independência funcional do Ministério Público”.Afirma

Em seu discurso de posse, Bessa ressaltou seus objetivos no comando do ministério, ” a real e verdadeira dimensão deste momento associa-se à possibilidade de contribuir, decisivamente, para a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, objetivo constitucional que fundamenta a existência da República Federativa do Brasil”. E complementa, “A população do Distrito Federal requer atenção em diversas áreas e, por compreender o papel do Ministério Público, tem buscado cada vez mais o apoio desta Casa. Ampliar os canais de comunicação e trabalhar por maior aproximação com a comunidade é um dos principais objetivos para o próximo biênio”.

Bessa nasceu em Brasília e completa hoje 47 anos. Atua como Promotor de Justiça do DF desde 1991. Graduado pela Universidade de Brasília (UnB) é mestre em Direito Público (UNB) e doutor em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Atualmente atuava na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor nas áreas Criminal, Júri, Cível, Órfãos e Sucessões, além de Brasília, nas cidades de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia.