Ausência do apoio de Lula não tira liderança de Marília ao governo de PE

Deputada obrigada a deixar o PT para se candidatar ao governo de Pernambuco lidera com 29,4%

Com quase o dobro de vantagem para o segundo colocado, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) lidera a disputa pela sucessão de Paulo Câmara (PSB) ao governo de Pernambuco, com 29,4% das intenções de votos na pesquisa estimulada da Potencial Inteligência, divulgada ontem (9). Marília segue líder, mesmo no cenário em que o eleitor é informado que quem apoia a candidata é o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, sem o apoio do ex-presidente Lula (PT), seu candidato à Presidência da República.

Mesmo liderando, o desempenho de Marília cai 3,3 pontos percentuais, na modalidade estimulada em que o entrevistado toma conhecimento dos apoios de cada candidato oferecido como opção de voto. Neste cenário, a deputada que segue apoiando Lula mas teve que deixar o PT para poder disputar o mandato de governadora ainda fica 7,5 pontos à frente do segundo colocado Anderson Ferreira (PL), que ganha 3,1 pontos quando citado que ele é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O candidato do governador Paulo Câmara, Danilo Cabral (PSB), salta 4,7 pontos quando citado como candidato apoiado por Lula, saindo da quarta posição na estimulada, para a terceira na modalidade com apoios. E Raquel Lyra (PSDB) perde 1,3 ponto percentual, quando citado o apoio da senadora Simone Tebet, candidata a presidente pelo MDB. Enquanto Miguel Coelho (UB) perde 3,1 pontos, ao ter citado o apoio da presidenciável do União Brasil, Soraya Thronicke.

Na estimulada sem a citação dos apoiadores dos candidatos, Marília pontua 29,4%, contra 15,5% de Anderson Ferreira, 12,8% da tucana Raquel Lyra, 11,8% de Danilo Cabral e 8,9% de Miguel Coelho, com os demais pontuando abaixo de um ponto percentual. Veja os números:

Veja como fica o cenário da estimulada em que são citados os apoiadores de cada candidato:

A Potencial Inteligência também avaliou o potencial eleitoral dos candidatos, que traduz o nível de aceitação e rejeição de cada uma das opções de voto, bem como o nível de conhecimento do eleitor sobre as candidaturas. Veja os números:

A pesquisa da Potencial Inteligência foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PE-06509/2022 e BR-05385/2022. Seu plano amostral foi desenvolvido considerando um nível de confiança de 95% (intervalo de confiança), a população completamente heterogênea (variância máxima) e margem de erro amostral de 3,1 pontos percentuais. Com esta configuração o tamanho da amostra é de 1.000 entrevistas, realizadas no período de 04/08/2022 a 08/08/2022.