Após polêmicas, coronel da PM é exonerado

Antônio Carlos Freitas deixa a Comunicação da PMDF

Sucessivas polêmicas envolvendo o chefe da Comunicação Social da Polícia Militar do DF, coronel Antônio Carlos Freitas, custaram o cargo do oficial. O comandante-geral da instituição, coronel Marco Antônio Nunes, resolveu exonerá-lo. A decisão foi confirmada pelo Comando. 

No lugar de Freitas assume a Comunicação da PM o coronel Helbert Borges Marins, que estava no II Comando de Policiamento Regional Metropolitano. O coronel Borges já foi chefe do Centro de Comunicação Social (CCS) no governo anterior e fez um trabalho bastante elogiado. Ele chega com a missão de apaziguar os ânimos e realizar uma ponte de consenso com a Polícia Civil.

A exoneração do coronel Antônio Carlos já vinha sendo discutida na PM há pelo menos três meses. A ideia ganhou força por causa das atitudes do comandante que estariam desagradando o Comando da PM. As ações geraram desgaste entre as seções e diretorias.

Exoneração era dada como certa

Entre as tantas polêmicas em que se envolveu, o oficial criou uma indigesta crise com os bombeiros e a Polícia Civil. No Dia do Bombeiro, ele divulgou um texto dizendo que "bombeiro só salva, Civil só investiga" e completou com uma lista de tarefas supostamente realizadas apenas pela PM, como separar brigas de vizinhos e prender criminosos. Os policiais civis e os bombeiros não gostaram nada nada da teoria e não engoliram a crítica.

Em entrevista à uma rádio, Antônio Carlos, como porta-voz da PM, também criticou os policiais militares subjudice que conseguiram, por determinação do Tribunal de Justiça, efetivação para continuarem na PM. Eles haviam sido nomeados por força de liminar e se sentiram injustiçados com a fala do coronel.

Assim que assumiu, o coronel deu entrevista ao vivo para uma TV sobre um dispositivo instalado em lojas do Gama e disse que, quando o empresário acionasse, o policial chegaria em cinco segundos ao local do roubo. A entrevista virou piada e meme nas redes sociais. "Nomearam" até um "policial The Flash".

Outro caso negativo precisou até da Secretaria de Segurança Pública. A PM divulgou, via CCS, que havia prendido um homem beneficiário do "Saidão do Dia dos Namorados" – que não existe. A SSP, durante o fim de semana, contrariou a PM e explicou, em nota oficial, que não existe o tal benefício. Esse episódio gerou mais pano pra manga àqueles que queriam a saída do coronel.