Após barraco com coronel da PM, Secretário de segurança do DF se demite

Ele quase trocou socos com o comandante da Polícia Militar

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Arthur Trindade, acaba de pedir demissão do cargo. A atuação de Trindade foi muito criticada após o conflito com professores em greve que bloquearam vias da cidade na semana passada, mas a situação se agravou após quase chegar às vias de fato com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Florisval Cesar. Trindade fez queixas ao governador, Rodrigo Rollemberg, por não ter sido consultado sobre intervenções policiais para liberar as ruas e, após a reunião, bateu boca com o coronel Florisval.

Trindade pediu a saída imediata do comandante da PM, que até teria aceitado sair para evitar um problema maior, mas antes que Rollemberg pudesse receber o coronel para aceitar sua saída, Trindade, ou pessoas ligadas a ele, vazaram a informação, incorreta, de que o comandante-geral seria demitido. Com isso, o coronel Florisval Cesar vai permanecer no Comando-Geral da PM e quem sai é o secretário de Segurança Pública.

A Secretaria de Segurança e a Polícia Militar não se entendem bem desde o início do governo. Por isso, o consenso geral, no Palácio do Buriti, é que o secretário de Segurança tentou se aproveitar da situação para substituir o coronel Florisvaldo Cesar. Oficial admirado por sua disciplina, o coronel aceitou sair pra não criar um problema, mas o governador logo entendeu que a saída dele é que seria o problema.