Apoiadores de candidato de Renan divulgam falsas pesquisas em Maceió

Dados falsos são atribuídos ao Datafolha e ao Instituto Paraná

O nome de dois institutos de pesquisa reconhecidos nacionalmente, DataFolha e Instituto Paraná Pesquisas, foram utilizados para dar credibilidade a falsas pesquisas, divulgadas nas redes sociais desde a noite desta quarta-feira (26), na reta final da campanha do 2º turno para prefeito de Maceió.

Os dados mentirosos colocam o deputado federal e ex-prefeito Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), na liderança da disputa contra o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), dando falso suporte à “virada” dos números da disputa, anunciada pela sua propaganda eleitoral e pelos discursos do peemedebista apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros e pelo governador Renan Filho.

Os dados falsos têm entusiasmado apoiadores de Ciço, que estão divulgando os números mentirosos, principalmente, através do aplicativo WhatsApp.

Pesquisas anteriores do Ibope e Paraná apontam uma diferença entre 34 e 25 pontos percentuais na simulação de votos válidos, para o verdadeiro líder da sucessão Rui Palmeira, neste 2º turno. E os dados das 

E um novo resultado, real, será divulgado nesta quinta-feira (27), pelo Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo Pajuçara Sistema de Comunicação.