Apenas 1/6 dos 600 taxistas pendentes, realizaram a verificação do taxímetro

Após protesto no dia 27, poucos taxistas se regularizaram

Chegando ao fim do primeiro dia da prorrogação fornecida aos taxistas da capital alagoana  pelo Insituto de de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) para realização da verificação dos taxímetros, apenas 120 se regularizaram, restando 500 taxistas pendentes. 

Em nota encaminhada à imprensa nesta segunda-feira o Inmeq relembra aos taxistas o prazo da prorrogação. "O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) informa que o prazo para verificação dos taxímetros se encerra nesta quarta-feira, 1° de abril, sem possibilidade de nova prorrogação", trazia a nota

O prazo para verificação dos taxímetros se extinguia na última sexta-feira (27), mas após os taxistas protestarem na porta do Inmeq foi prorrogado. Serão 250 táxis verificados por dia, e as verificações podem ser agendadas pela internet, através do site do Instituto. O taxista que não se regularizar dentro do prazo estará sujeito à multa, que de acordo com o Inmeq tem valor inicial de R$500, podendo variar caso haja reincidência.

De acordo com o assessoria do instituto caso o taxista justifique sua ausência no período de verificação a multa pode ser anulada. Mas a justificativa será entregue ao departamento jurídico do Inmeq para que seja avaliada.

 

O protesto

O dia 27 começou tumultuado para os funcionários do Inmeq, quando diversos taxistas insatisfeitos por não terem conseguido realizar o agendamento para verificação de seus taxímetros se postaram em frente ao Instituto para cobrar uma solução.

Através de sua assessoria o Inmeq se pronunciou. "Nós passamos um mês realizando a verificação dos taxímetros, bastando o taxista agendar e vir aqui apra fazer a verificação, mas são apenas 200 vagas por dia. O que ocorre aqui é que cerca de 600 taxistas deixaram para realizar o agendamento no último dia e as 200 vagas já foram preenchidas, então próprio sistema bloqueia novos cadastros", explicou a assessoria.

A confusão se extendeu até o início da tarde, quando o Inmeq decidiu prorrogar o prazo da verificação. " Nós conseguimos prorrogar o prazo até a próxima quarta-feira, serão feitas 250 verificações diárias, mas após isso não haverá mais prorrogação", explicou a assessoria