Câmara inspecionará obras abandonadas em Manaus

O deputado Amon Mandel será o responsável por representar a comissão na cidade

A Comissão Externa na Câmara dos Deputados vai dar início a fiscalização de obras abandonadas, que receberam recursos federais,  em todo o país. O deputado Amon Mandel (Cidadania-AM) será o responsável por representar a comissão e acompanhar os trabalhos na cidade de Manaus.

“Creches e demais obras abandonadas e inacabadas devem ser retomadas e os culpados serão responsabilizados”.

Nos requerimentos, o deputado propôs visitas técnicas para avaliar a situação das obras no Setor de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL) e de obras no Porto de Manaus.

Também devem ser vistoriadas as obras  em creches de Manaus nos bairros Bairro Monte das Oliveiras, Cidade de Deus, Tarumã-Açu, Vila Buriti e Santa Etelvina. Conforme o parlamentar, também serão realizadas fiscalizações em outros municípios do interior do Estado.

Amon ressalta que o objetivo é buscar entender os motivos pelos quais o dinheiro público não foi investido de forma correta. 

“Podemos exercer esse poder de fiscalização, entender porque cada obra permanece na acabada, parada, e assim por diante, e cada caso responsabilizar gestores ou ajustar as distorções que podem estar ocorrendo, e assim por diante”.

Os parlamentares vão realizar também audiências públicas para discutir de forma técnica sobre as referidas obras, com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), dos Ministérios da Educação, das Cidades e do Transporte, assim como da Controladoria-Geral da União.

 A Comissão Externa na Câmara dos Deputados possui 15 membros e tem o poder de fiscalizar in loco as obras inacabadas nos estados brasileiros, além de propor audiências públicas.