Veja o resumo de como foi o debate entre candidatos à prefeito de Manaus

O primeiro debate à Prefeitura de Manaus gerou diversas pôlemicas após falas infelizes de candidatos e 'problemas' da Meta em conta do atual prefeito

O primeiro debate eleitoral com candidatos à Prefeitura de Manaus, foi realizado na noite desta quinta-feira (8). Cinco candidatos à Prefeitura foram convidados, porém apenas quatro compareceram.

Os candidatos presentes foram: Amom Mandel (PSDB-Cidadania), Marcelo Ramos (Brasil da Esperança), Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL). Marcado por polêmicas e repercussões nas redes sociais, o atual prefeito da cidade, David Almeida (Avante), não compareceu ao debate e teve sua conta desativada minutos antes do programa.

Após o fim do programa, Almeida anunciou o retorno de sua conta e alega ter entrado em contato com a equipe da Meta para “esclarecer o ocorrido e garantir que o problema não volte”. Mandel aproveitou o ‘problema’ e alfinetou o atual prefeito pela rede social X. “Ele quer esconder a péssima gestão que faz em Manaus. Correu, fugiu para não falar do péssimo trabalho que faz”, publicou o deputado federal. 

Mandel gerou muitas discussões na internet após ser flagrado usando fones de ouvido durante o debate. O deputado federal rebateu a crítica de seu principal adversário, Roberto Cidade, após Cidade alegar que “infelizmente” tinha um filho autista. Amon não deixou a resposta passar em branco e reprimiu a fala “não seria algo negativo e nem deveria ser visto com tristeza”. Neste momento, Amon mostrou usar fones de ouvidos para “reduzir ruídos e barulhos no ambiente”. O deputado federal, que foi divulgado com TEA (Transtorno de Espectro Autista) aos 14 anos, complementou logo após. “Eu, como autista, queria até conversar com todos para dizer que ninguém é ‘infelizmente’ autista”.

Ele justificou o uso do fone pelo fato de ser autista, porém, não convenceu alguns espectadores pois ele não foi visto usando fone em outros eventos.

Em duas horas de debate, o programa foi dividido em cinco blocos. Um dos temas mais abordados foi mobilidade urbana, habitação e saúde primária. 

Durante o primeiro bloco, os pré-candidatos apresentaram seus partidos, nomes e propostas. No segundo momento, perguntas eram feitas e sorteadas entre os 3 pré-candidatos, que aguardavam sua vez e tinham o direito de réplica e tréplica. O terceiro bloco, jornalistas e apresentadores da Band Amazonas realizavam perguntas para os candidatos. O quarto bloco tem a mesma semelhança do segundo bloco, porém com a ordem inversa, e no último bloco, as considerações finais.