Governo do Amazonas garante que as eleições ocorreram de forma segura com atuação dos órgãos de segurança

Ao todo, 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal participaram das atividades do pleito no primeiro e segundo turno

O Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança, garantiu a tranquilidade e segurança para a população tanto no primeiro quanto no segundo turno do pleito municipal com a Operação Eleições 2024 que encerrou, neste domingo (27), sem grandes ocorrências.

Para este segundo turno na capital, a Secretaria de Segurança Pública intensificou o policiamento em toda a cidade e acompanhou a atuação de 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O CICC foi ativado às 6h deste domingo (27) para monitorar o antes, durante e depois da Operação Eleições 2024, na capital amazonense. O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, agradeceu o apoio de todo o sistema de segurança pública na operação junto ao pleito do primeiro e do segundo turno.

“Quero parabenizar o belíssimo trabalho feito por todo o sistema de segurança, englobando aí os nossos bombeiros, a nossa polícia militar, a polícia civil, a nossa polícia científica, todos de maneira unida, coordenada e apoiando o nosso Tribunal Regional Eleitoral, juntamente com demais órgãos da esfera municipal, estadual e federal garantiram um pleito tranquilo, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno”, disse.

A Operação Eleições 2024 foi coordenada no Amazonas pelo Tribunal Regional Eleitoral e o acompanhamento realizado no CICC foi gerenciado pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

“A justiça eleitoral se sente feliz em poder estar cumprindo a sua missão. O prefeito reeleito tem uma missão importante de continuar o trabalho, para que nós possamos ter uma Manaus melhor”, comentou o presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador João Simões.

Estrutura

Neste segundo turno, a SSP atuou com efetivos da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros (CBMAM). Ao todo, 1.5 mil policiais militares realizaram a segurança nos locais de votação tanto na zona urbana, quanto na zona rural, conforme plano estabelecido e validado pelo TRE-AM. O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Thiago Balbi, pontuou as cinco ocorrências registradas ao longo do dia da votação.

“A Polícia Militar cumpriu o seu dever de garantir a segurança nas eleições de 2024. Neste domingo, tivemos 5 ocorrências registradas pelo nosso Centro de Operações; foram 4 ocorrências registradas pela Polícia Federal, onde houve um flagrante, por compra de voto; as demais apenas o registro da ocorrência e um Termo Circunstanciado de Ocorrência que foi lavrado pela Polícia Civil, em razão da pessoa ter filmado o momento da sua votação, ofendendo o sigilo do voto”.

O trabalho das forças estaduais deu apoio às Forças Armadas, à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Força Nacional (FN).

Órgãos integrados

Participaram da operação Eleições 2024, além de órgãos ligados à SSP-AM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Comando Militar da Amazônia (CMA), representantes do Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como as operadoras de telefonia e internet, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entre outros.  (Com Ag. Amazonas)