Sindicato denuncia e prefeito demite seu sobrinho secretário em Joaquim Gomes

Prefeito Adriano Barros atendeu recomendação do MP de Alagoas, contra o nepotismo

Flagrado pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL) praticando nepotismo, o prefeito de Joaquim Gomes (AL), Adriano Ferreira Barros (PSB), atendeu a recomendação do promotor de Justiça, Paulo Barbosa Filho, e exonerou seu sobrinho do cargo de secretário municipal de Gestão Pública. William Barros de Siqueira foi exonerado em maio, após ser representado ao MP pelo Sindicato dos Servidores de Joaquim Gomes.

O Sindicato havia elencado seis nomes de possíveis parentes do prefeito, entre eles sua esposa Daniele Praxedes da Silva, que escapou da exoneração, porque comprovou ao promotor sua qualificação técnica para ocupar a pasta, como prevê a Súmula Vinculante nº 13.

A prática de nepotismo também não foi configurada nos outros cinco casos apresentados, devido a ausência de grau de parentesco se enquadrar no limite de até terceiro grau, como tios e sobrinhos.

“O Ministério Público tem sido vigilante ferrenho da improbidade administrativa e todas as denúncias que nos chegam são devidamente averiguadas. E agimos corretamente, seguindo a lei, as recomendações do STF. Assim, nesse contexto, apenas um denunciado era mantido de forma incorreta em cargo comissionado. Demos um prazo ao prefeito para que fizesse seu desligamento e ele cumpriu”, ressalta o promotor. (Com informações da Ascom do MP/AL)