Maceió é destaque no site da ONU, pelos avanços na educação especial

História da voluntária Wannynha, com síndrome de Down, é exemplo da parceria do Pnud com a Semed

A parceria para inclusão de estudantes na educação especial entre a Prefeitura de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi destaque no site da Organização das Nações Unidas (ONU). A publicação destaca a história de Wannya Cipriano, a Wannynha, de 32 anos, que tem síndrome de Down e atua há quatro anos como voluntária na Escola Municipal Padre Brandão Lima, no bairro do Pinheiro, ao lado de sua irmã Walkíria Cipriano, 43, professora da unidade pública de ensino.

O texto intitulado “Quando o amor pela inclusão vem do berço – A história de Wannynha” ressalta, além do exemplo de inclusão da jovem voluntária, os avanços na educação especial em Maceió, desde que o Município firmou parceria da com o Pnud, em 2013, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no primeiro ano do mandato do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

“Eu me sinto muito feliz na sala de aula. Gosto de ensinar meus alunos. Eles são aplicados e, com paciência e dedicação, podem progredir muito. É um grande desafio”, disse Wannynha.

A partir da matrícula online, implantada em 2015 na rede municipal de ensino de Maceió, o número de alunos com deficiência matriculados tem aumentado gradativamente. E ganhou incentivo ainda maior, a partir de 2016, quando foi lançado o Guia da Educação Especial para Inclusão do Município de Maceió, com o objetivo de orientar os educadores e implementar ambientes cada vez mais inclusivos nas unidades de ensino da capital alagoana.

Em 2014, por exemplo, a rede contava com 1.981 estudantes registrados nessa modalidade de ensino especial, segundo dados do Sistema para Administração e Controle Escolar (SisLAME). Em 2017, o registro cresceu para 3.309. Desses, 2.494 fazem Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como a que as irmãs Cipriano trabalham.

A história contada no site da ONU relata que a necessidade de Wannynha e dos demais professores da rede de AEE em qualificar o atendimento pedagógico oferecido aos estudantes com deficiência, o PNUD e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) promoveram, em junho último, a Semana da Inclusão.

“A iniciativa foi uma oportunidade para discutir com professores de AEE, especialistas, educadores e representantes de conselhos e associações, por meio de oficinas e palestras, conceitos e referenciais metodológicos sobre escolarização e currículo diferenciado. Em três dias de programação, cerca de 300 pessoas participaram”, diz um trecho do texto.

Confira aqui a publicação que conta essa história completa. (Com informações da Secom Maceió e Pnud)

Texto do PNUD destacou educação especial em Maceió – Reprodução Pnud