Pedrosa critica novo ataque do governo Lula ao Fundo Constitucional do DF

Brasília merece respeito de Lula e não atitudes vingativas, diz o deputado

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa, fez duras críticas ao pacote do governo Lula (PT) que mais uma vez tenta  prejudicar a cidade que o hospeda e a seu governo limitando o reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal, o que na prática representara sua diminuição num momento em que o consenso apontava para a necessidade de aumentar esse valor.

Para Pedrosa, o Fundo Constitucional não é apenas um recurso do DF, mas uma ferramenta essencial para garantir o funcionamento de uma estrutura que atende não apenas os brasilienses, mas também demandas de caráter nacional e internacional. “É curioso como, a cada mudança de governo, o Fundo Constitucional do Distrito Federal se torna alvo de tentativas de alteração. O que muitos parecem esquecer é que este fundo garante a segurança, a educação e a saúde de toda uma estrutura que não é só do DF, mas também de caráter nacional e internacional: são as embaixadas, as representações diplomáticas, e os milhares de servidores federais que aqui residem”, pontuou.

O deputado também destacou a hospitalidade de Brasília e criticou o que chamou de “ingratidão” em relação à capital federal. “Brasília acolhe a todos com hospitalidade, independentemente de onde vêm, e devolvem isso muitas vezes com ingratidão, propondo mudanças que ameaçam a qualidade de vida dos brasilienses. É como se houvesse uma insistência em punir o Distrito Federal, talvez pela inveja de sua qualidade de vida ou até por questões políticas”, afirmou.

Como presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Pedrosa tem acompanhado de perto as consequências que mudanças no Fundo Constitucional poderiam gerar. Ele considera que a iniciativa do governo federal, liderado por Lula, tem motivações políticas. “O que vemos agora, com o governo Lula, é uma atitude que não parece voltada para governar e melhorar o país, mas sim para vingar-se de quem pensa diferente. Brasília, que o acolheu por tanto tempo, merece respeito, não vingança.”

O Fundo Constitucional do DF foi criado em 2002 e tem como objetivo financiar serviços públicos essenciais na capital federal, como a manutenção da segurança pública, saúde e educação. Pedrosa reforçou a necessidade de união entre os parlamentares locais e nacionais para defender os interesses do DF e evitar prejuízos para a população. “Enquanto presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, meu compromisso é trabalhar para proteger os recursos que garantem a qualidade de vida da nossa população e a estrutura que torna Brasília única”, concluiu.