Morre ex-primeira-dama de Alagoas Suzana Palmeira, 75

Ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse que sua mãe morreu dormindo, três anos após o ex-governador Guilherme Palmeira

Após uma vida discreta e dedicada à arquitetura e aos cuidados com uma das famílias mais tradicionais da política alagoana, morreu na manhã desde domingo (28) a ex-primeira-dama de Alagoas e de Maceió, Suzana Bandeira Soares Palmeira, aos 75 anos. A morte foi confirmada pelo seu filho e ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira. E ocorre três anos após Suzana perder seu marido Guilherme Palmeira, que foi prefeito, governador, senador e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Rui Palmeira, que hoje é secretário estadual de Infraestrutura, sua mãe descobriu um câncer de mama há quase duas décadas. Ele contou que os médicos falavam em uma sobrevida de meses, ao destacar que Dona Suzana viveu por mais quase vinte anos com muita força, fé e amor das pessoas que a amavam, sobretudo a partir da chegada de seus netos que tanto amava: Bia, Belle, Joca, Lia e Gui.

“Minha mãe levou a vida com muita discrição e simplicidade e se foi de forma calma e serena, enquanto dormia. Deixou seu exemplo de força, cuidado com os outros. Nos inspirou com seu olhar atento a beleza das flores e das artes. Desde já minha irmã e eu agradecemos por todo o carinho e solidariedade. Te amamos, Mãe!”, despediu-se Rui Palmeira.

Suzana conviveu com expoentes da redemocratização do Brasil, a exemplo do presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, Ulysses Guimarães, e do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; entre outras personalidades da política nacional, à época em que viveu na capital federal com seu esposo Guilherme Palmeira, quando este exercia um de seus dois mandatos de senador, em Brasília.

Guilherme Palmeira morreu em maio de 2020, em decorrência de um câncer no pâncreas, quando seu filho ainda era prefeito de Maceió. E Suzana chegou a acompanhar a tentativa de seu filho, Rui Palmeira seguir os passos de seu pai, ao disputar o governo de Alagoas, no ano passado. Ambos sucedem a trajetória do ex-senador Rui Soares Palmeira, pai de Guilherme, que exerceu mantado entre 1954 a 1962.

Homenagens

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, “JHC” (PL), publicou nota de pesar: “Manifesto meus sentimentos de pesar pelo falecimento, nesta manhã, de Dona Suzana Bandeira Soares Palmeira, ex-primeira-dama de Maceió e ex-primeira-dama de Alagoas, mãe do ex-prefeito desta capital, Rui Soares Palmeira. Que Deus conforte familiares e amigos e que ela siga na luz aos braços de Deus”.

Além disso, o governador Paulo Dantas (MDB) e outros integrantes da classe política alagoana lamentaram a perda  de Suzana Palmeira.

https://twitter.com/TecaNelma/status/1662852764278374402

https://twitter.com/CibeleMouraAL/status/1662838944403439616

https://twitter.com/joaozinhomaceio/status/1662834016758767620