Maceió lidera o Nordeste em esforço internacional pela aceleração digital
Capital alagoana está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para acelerar transformação digital nas prefeituras
Maceió foi selecionada entre as cinco cidades brasileiras que farão parte do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, que foca na transformação digital nas prefeituras. A ação que tem a capital alagoana representando a região Nordeste é conduzida pelo BrazilLAB, 1ª hub de inovação GovTech do Brasil.
O esforço internacional em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf) ampliará a conexão das prefeituras com o ecossistema GovTech, que consiste em um conjunto de infraestruturas, soluções e atores que utilizam a inovação e a tecnologia para melhorar serviços e processos públicos, solucionando problemas complexos e gerando impacto na sociedade.
No processo que conecta startups ao poder público, as cidades participantes terão oficinas, mentorias, conexões e conteúdos para acelerar a transformação digital em seus órgãos públicos.
Além dos maceioenses, um total de 6,5 milhões de brasileiros de Araguaína (TO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS) serão impactados com atividades presenciais e on-line, ferramentas tecnológicas, interação assíncrona e síncrona e conteúdos especializados, desenvolvidos para capacitar os participantes nas competências necessárias para liderar a transformação digital das prefeituras.
O Gabinete de Governança de Maceió ressalta que o programa ainda prevê contratação de soluções inovadoras para problemas públicos e da elaboração de uma Estratégia Municipal de Governo Digital/GovTech. Neste processo, atuarão especialistas da rede BraziLAB e uma ampla rede de empreendedores, gestores públicos, especialistas, investidores e representantes de ONGs, universidades e empresas, e apoiadores, nacionais e internacionais do programa.