Basile critica má gestão de Renan Filho na saúde, ao se lançar ao Governo de Alagoas

Convenção com presidente nacional oficializa chapa com Danúbia Barbosa como vice e Cícero Albuquerque ao Senado

Ao ser lançado candidato ao Governo de Alagoas em convenção estadual do PSOL, na manhã desta sexta-feira (27), o doutor em Direito, Basile Christopoulos, criticou a política de saúde do governador Renan Filho (MDB), que constrói hospitais novos e mantém as unidades de saúde existentes em situação de desabastecimento crônico. A convenção é a primeira a ser realizada no Estado de Alagoas. E conta com a presença do presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros, no auditório do Sindicato dos Bancários, na rua Barão de Atalaia, no Centro de Maceió (AL).

O candidato a governador do PSOL pretende reestruturar a carreira dos servidores da saúde pública e melhorar a gestão, que em sua opinião não garante o acesso ao direito dos alagoanos à saúde, por equívocos na priorização de necessidades essenciais do serviço.

“Há má gestão na saúde, má gestão de leitos, falta remédio, faltam luvas, e o governo gasta dinheiro construindo prédios. E, às vezes, construir prédio que pode vir a ser um hospital não é exatamente preencher o direito à saúde, como é o caso de Alagoas”, criticou Basile.

Basile ainda propõe mais concurso para professores, com dedicação exclusiva ao ensino. Quer condições mais dignas para moradia dos alagoanos, criando uma secretaria e um programa estaduais de habitação.

“Há um vácuo aqui em Alagoas e o PSOL pode preenchê-lo através de um projeto diferente de poder e uma candidatura alegre, que pode empolgar os jovens e os alagoanos. Temos aqui muitos trabalhadores, mulheres, homens que representam uma forma diferente de fazer política e interesses que são dos trabalhadores. Queremos ter mais moradia e uma educação diferente, em Alagoas. E os projetos feitos até hoje em Alagoas não deram certo.

Basile disse que já começou a visitar o interior do Estado e tem buscado conhecer a realidade dos alagoanos. “Normalmente, os políticos entendem que são iluminados e sabem quais são os problemas do povo, mas na verdade precisamos conversar com as pessoas e dar espaço para que contribuam com ideias para que existam propostas que reflitam os anseios da sociedade”, declarou o candidato a governador do PSOL.

Mais de 30 candidatos

O evento também oficializa a candidatura do sociólogo Cícero Albuquerque, que dividirá a chapa de esquerda com o também professor da Ufal Osvaldo Maciel, do PCB. A cientista social Danúbia Barbosa será vice na chapa de Basile, ou “co-governadora”, como o candidato prefere chamar.

Ainda será formalizada a candidatura de Lu Araújo a deputada federal. E o PSOL terá mais de 30 candidatos à Assembleia Legislativa, entre eles o presidente estadual da sigla, Gustavo Pessoa, que disputou a Prefeitura de Maceió, em 2016; e Tony Cloves, que disputou o governo de Alagoas, em 2010.

Foram confirmados no evento o presidente do PSOL Pernambuco, Severino Alves; e Edson Carneiro ‘Índio’, da Intersindical.