Alagoas registrou 413 vítimas de violência sexual, em seis meses

Maioria das vítimas são mulheres e têm entre 0 a 17 anos

O primeiro balanço de funcionamento da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), implantada no estado de Alagoas, em outubro de 2018, revela que 413 pessoas receberam atendimento da rede de proteção nos últimos seis meses. A maioria das vítimas são mulheres (92%) ou têm idade de 0 a 17 anos (77,5%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que provocou a criação da rede por meio de ação civil pública ingressada em 2017.

Os dados da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) divulgados pela Defensoria Pública contabiliza 379 vítimas do sexo feminino e 34 do sexo masculino. Foram 320 pessoas violentadas com menos de 17 anos de idade, sendo 162 até 11 anos, e 158 vítimas de 12 a 17 anos. Tudo isso desde 10 de outubro de 2018, quando foi implantada a RAVVS, até o último domingo (21).

A coordenadora da RAVVS, Camille Lima Cavalcante Wanderley, avalia como de grande importância a criação da Rede de Proteção para a população alagoana.

“Houve um crescimento enorme no atendimento às vítimas de violência sexual. Hoje a população sabe que existe um serviço de referência, com atendimento diferenciado e humanizado, realizado por uma equipe multidisciplinar. É inquestionável a importância da Rede, o trabalho de combate à violência sexual depende do esforço de todos”, explicou, ao reconhecer a Defensoria Pública como fundamental para a implantação do serviço.

O que é a RAVVS

A Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual é formada por uma equipe multiprofissional composta por especialistas das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social, disponíveis 24h para prestar assistência às vítimas de violência sexual, realizando a busca ativa das vítimas, no local onde ela estiver ou através de denúncias. A equipe acompanha a vítima durante todo processo, auxiliando-a desde o atendimento nas delegacias e unidades de saúde, com a profilaxia para evitar doenças sexualmente transmissíveis e até seis meses após a agressão, com acompanhamento psicossocial.

O RAVVS possui números para denúncias e informações, através do 0800 284 5415, (82) 3315- 2059 ou (82) 98882- 9752.

A implantação da rede aconteceu após tentativas de resolução extrajudicial e, em seguida, de uma ação civil pública ingressada pelos defensores públicos Karina Basto e Daniel Alcoforado, em julho de 2017. O Poder Judiciário deferiu liminar determinando prazo de 90 dias para implantação do sistema único e especializado de atendimento às vítimas de violência sexual, decisão que restou confirmada por sentença de mérito proferida em março de 2018. O processo atualmente se encontra em tramitação no Tribunal de Justiça para análise de recurso de apelação interposto pelo Estado de Alagoas. (Com informações da Ascom da Defensoria Pública Estadual)