16 mil famílias alagoanas estão sem receber alimentos

Soprobem, que distribuía sopa, está suspenso há oito meses

Há cerca de oito meses atrás o Serviço de Promoção e Bem Estar Comunitário (Soprobem), foi suspenso após o governo constatarem irregularidades no contrato da Organização Não Governamental (ONG), que realizava a distribuição dos alimentos. No entanto mais de 16 mil família dependiam do programa e agora se encontram sem receber alimentos.

Em maio deste ano o deputado Medeiros Neto (PT), disse na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que o dinheiro do contrato seria revertido para a construção de três restaurantes populares.

A ideia, no entanto, não saiu do papel. A secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), confirmou que não existe previsão para que sejam construídos os restaurantes. Por isso a secretaria está criando uma licitação emergencial para que as famílias voltem a ser atendidas pelo programa de distribuição de sopas.

A assessorica de comunicação do orgão alegou estar esbarrando em problemas burocráticos, mas quando a licitação estiver pronta as famílias poderão ter acesso ao benefício fazendo uma inscrição no cadastro único.