espião delator

wikileaks publica primeiro vídeo de Snowden na Rússia

este é o primeiro vídeo desde agosto, quando denunciou espionagem americana

acessibilidade:

O portal WikiLeaks divulgou na madrugada de hoje (12) o primeiro vídeo do consultor de informática Edward Snowden desde agosto, quando ele se refugiou na Rússia após ter vazado documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos que apontam espionagem de dados e comunicações de autoridades e cidadãos de diversos países, inclusive do Brasil. As imagens divulgadas foram registradas em uma reunião, em Moscou, entre Snowden e mais quatro norte-americanos envolvidos na denúncia das atividades da NSA.

No depoimento registrado em vídeo, o ex-consultor disse que a falta de transparência do governo norte-americano ?é uma tendência que se verifica na relação entre os governantes e governados?. Snowden criticou também o Departamento de Justiça dos EUA e disse ?rejeitar processar os altos responsáveis que mentiram ao Congresso e ao país?, que não hesitam em “perseguir aqueles que dizem a verdade”, referindo-se ao caso em que está envolvido.

?Existe um grande fosso entre os programas legais, a espionagem legal, a polícia legal, que têm objetivos específicos (?). Mas depois há um tipo de vigilância massiva que coloca toda a população sob um grande olho que vê tudo mesmo, aquilo que não é necessário?, diz Snowden no vídeo.

A Casa Branca refutou a alegação e informou que o acesso a esse tipo de ferramentas só é concedido a pessoas que têm autorização para isso e que existem vários sistemas de controle para impedir abusos.

Edward Snowden trabalhava em uma empresa que prestava serviços à NSA e é acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. No dia 16 de julho, ele pediu asilo temporário à Rússia. Da Agência Brasil.

Reportar Erro