Visto mais fácil

Vistos para o Brasil serão pedidos e concedidos pela web

acessibilidade:

A concessão de vistos para estrangeiros interessados em visitar o Brasil ficará mais rápida e poderá ter custos menores. Uma lei sancionada na última quarta-feira (7.05) pela presidenta Dilma Rousseff prevê que o processo de pedido e concessão de vistos seja feito 100% pela internet e facilita a dispensa de vistos desde que o país de origem dos viajantes dê o mesmo tratamento aos brasileiros. Com um sistema mais rápido e moderno, a expectativa das autoridades é que aumente o número de turistas estrangeiros no País.

“Com o novo mecanismo, um turista norte-americano que mora em uma cidade do interior, mais distante de um consulado brasileiro, poderá fazer o pedido de visto pela internet, sem necessidade de viajar a outra cidade para entregar os documentos. Isso reduz custos com o processo e sobra mais dinheiro para a viagem ao Brasil”, afirmou Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).

O Itamaraty, que hoje já faz parte do processo de emissão de vistos pela internet, estuda o desenvolvimento de uma plataforma online para a emissão e entrega de formulários, comprovantes (inclusive taxa de pagamento) e demais documentos, mas ainda não há previsão para ser liberada.

Nos Estados Unidos, um dos principais emissores de turistas para o Brasil, a emissão do visto demora em média 30 dias. Com a emissão eletrônica, esse prazo poderá ser reduzido e não haverá mais filas, o que é visto como uma possibilidade de tornar mais competitivo o mercado brasileiro na comparação com outros países. “No longo prazo, essa medida, assim como a simplificação da isenção de vistos, contribuirá para atingirmos nossa meta de trazer 10 milhões de estrangeiros por ano até 2020”, afirmou Neto. Esse número foi de cerca de seis milhões em 2013. Embratur

Reportar Erro