Insegurança pública

Vídeo documenta ausência da PM nas ruas de Brasília

Não se viu um só PM num percurso de 20km dentro da cidade

acessibilidade:

A ausência de policiamento ostensivo da Polícia Militar foi documentada em vídeo, nesta quarta-feira (3), por um cidadão que pediu para não ser identificado, mas indignado com o avanço do crime no Distrito Federal.

O vídeo é gravado de um carro em movimento a partir do início do Eixo Monumental, nas imeadiações da antiga Rodo-Ferroviária, até o final da Avenida L-2 Sul. Durante todo esse percurso, de cerca de vinte quilômetros, o vídeo não registra um único policial militar, nem tampouco uma vitatura da PM.

O crime avança
A gravação do vídeo ocorre quando a população do DF está comovida e revoltada com o assassinato de um pai que esperava o filho na porta da escola. O bandido queria levar o carro onde se encontrava a vítima e o mandou sair do carro. Ele obedeceu sem reagir, mas, mesmo assim, foi executado com quatro tiros.

Na mesma quarta-feira em que o vídeo era gravado, a secretaria de Segrança Pública fechava o levamento que indicou o crescimento da criminalidade no Disterito Federal. O crime de roubo a residências, por exemplo, cresceu 7,2% em janeiro.  

Cadê os policiais?
A gravação do vídeo, na quarta, começa pelas 15h30 e mostra o trânsito intenso, característico do horário. Começa no início do Eixo Monumental e, após percorrer quase toda essa via (que seria o "corpo do avião", no projeto urbanístico de Lúcio Costa), o carro com a câmera ligada entrou nas proximidades do centro empresarial Brasil 21.

Na altura da quadra 905 Sul, o vídeo mostra o carro atravessando a W-3 Sul, alcançando as quadras comerciais 306/307 Sul, para depois chegar ao Eixo Monumental. Nesse ponto, o carro passa por baixo das tesourinhas, chega às quadras 200 e 400, para alcançar a Avenida L-2 Sul até o final. O vídeo é interrompido quando se aproximava do Setor Policial.

Durante todo esse percurso, em horário de grande movimento de veículos e de traseuntes, por cerca de vinte quilômetros de extensão, nao se viu um único policial, civil ou militar, nem qualquer viatura de Segurança Pública.

Reportar Erro