Eleições no Iraque

Vencedor terá que fazer alianças com adversários

acessibilidade:

Os primeiros resultados parciais, ainda não oficiais, das eleições legislativas realizadas no Iraque indicam que não existe um nome com votos suficientes para governar sozinho o país. Se o resultado de boca de urna for confirmado, os candidatos terão de tentar formar alianças para governar, o que poderia levar a um terceiro mandato consecutivo do atual premier Nuri Al Maliki.

Os resultados oficiais ainda devem demorar vários dias. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu a paciência da população enquanto ocorre a contagem dos votos.Ele ainda felicitou o povo iraquiano pela eleição do novo Parlamento e saudou a “determinação em reforçar o processo democrático no país”. O presidente norte-americano, Barack Obama, também felicitou o Iraque pela realização do pleito, mesmo diante de “enormes desafios”.

Ainda de acordo com ele, quando o processo eleitoral for completado, “qualquer que seja o resultado, ele deve unir o país através da formação de um novo governo que seja apoiado por toda comunidade iraquiana”. Ansa

Reportar Erro