Intolerância

Van atropela fiéis diante de mesquita em Londres; polícia vê terrorismo

Uma pessoa morreu e ao menos 10 ficaram feridas em Finsbury Park

acessibilidade:

A polícia de Londres trata como atentado terrorista o atropelamento de fiéis em frente a uma mesquita na madrugada desta segunda-feira (0h20 no horário local, 20h20 em Brasília), 19, na região do Finsbury Park, ao norte da capital britânica. Uma pessoa morreu e 10 ficaram feridas, segundo a Scotland Yard. Um homem suspeito de ter conduzido a van em direção aos pedestres, na Avenida Seven Sisters, foi preso. Todas as vítimas fazem parte da comunidade muçulmana.

"Uma pessoa foi presa. O caso está sendo tratado como um ataque terrorista", afirmou o coordenador de contraterrorismo da Scotland Yard, Neil Basu. Ele também afirmou que ainda é cedo para determinar a motivação do ato. O suspeito é um homem de 48 anos cuja identidade ainda não foi divulgada.

Algumas testemunhas afirmaram que o suposto agressor gritou que iria "matar todos os muçulmanos", antes de ser rendido pelas pessoas que estavam próximas ao templo. 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou que participará de uma reunião de emergência na manhã desta segunda-feira para analisar o caso, e disse que a polícia trata o incidente como possível "ataque terrorista". Ela qualificou o episódio de "terrível" e expressou sua solidariedade às vítimas e a suas famílias.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que o crime foi um "ataque contra todos os valores de tolerância, liberdade e respeito". Ele garantiu que policiais já estavam reforçando a segurança de comunidades, em especial aquelas que aderem ao Ramadã, o mês de jejum sagrado para os muçulmanos.

Khan pediu aos londrinos que mantenham a "calma" e permaneçam "vigilantes" enquanto se esclarece o incidente. "Ainda não sabemos de todos os detalhes, mas está claro que este foi um ataque deliberado contra londrinos inocentes, muitos deles terminando as orações durante o mês sagrado do Ramadã", disse.

O Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês) afirmou em sua conta no Twitter que se tratou de "um violento ato de islamofobia". O secretário-geral da instituição, Harun Khan, disse à imprensa local que a comunidade muçulmana teve de suportar nas últimas semanas e meses muitas manifestações de islamofobia.

Khan pediu às autoridades britânicas um reforço urgente da segurança nas mesquitas do Reino Unido. "As comunidades muçulmanas pediram durante anos mais medidas para combater o aumento dos delitos por ódio e mais medidas devem ser tomadas agora para enfrentar não só este incidente, senão o importante e preocupante aumento da islamofobia", destacou.

A polícia foi acionada à 0h20 e as ruas próximas ao Finsbury Park foram fechadas. Segundo a Scotland Yard, oito pessoas feridas foram levadas a três hospitais da capital e outras duas pessoas foram tratadas no local em razão de ferimentos leves.

Os pedestres atropelados eram fiéis que estavam saindo da Mesquita Finsbury Park após a última oração no mês sagrado do Ramadã. Segundo relatos à rádio BBC, uma van se aproximou devagar da mesquita e, em seguida, acelerou propositalmente. Testemunhas disseram que havia três pessoas dentro da van, duas conseguiram fugir e uma foi dominada pelos pedestres. De acordo com as placas do veículo, ele seria de Gales e teria sido alugado.

Mohammed Kozbar, imã da mesquita, manifestou-se pelo Twitter. “Nossos pensamentos e orações estão com aqueles que ficaram feridos ou foram afetados por esse ataque covarde na região de Finsbury Park”.

Medo

Esse atropelamento revive o sentimento de medo na capital britânica, que viveu dois recentes ataques com o uso de veículos. No dia 22 de março, um britânico de 52 anos jogou um carro contra pedestres na Ponte de Westminster, matando quatro pessoas. Em seguida, o homem esfaqueou um policial – que também morreu – e foi morto pela polícia.

No dia 3 de junho, em um ataque terrorista, uma van atropelou diversas pessoas na Ponte de Londres e, em seguida, três homens desceram e esfaquearam pedestres perto do Mercado Borough e num restaurante na Rua Stoney. Os três terroristas foram mortos pela polícia logo em seguida. Pelo menos oito pessoas foram mortas no atentado e outras 48 ficaram feridas.

O ataque, ocorrido dias antes das eleições legislativas no Reino Unido, levou à perda de maioria absoluta no Parlamento do Partido Conservador de Theresa May. (AE)

Reportar Erro