Saúde

Vacina contra hepatite A entra no calendário

A hepatite A é uma doença habitualmente benigna na infância

acessibilidade:

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) amplia, a partir do dia 15 de julho, o calendário básico de vacinação infantil, com a introdução da vacina contra a hepatite A. Para isso, estão sendo distribuídas 16.800 doses de vacinas nas Centrais Regionais da Rede de Frios de Alagoas que irão imunizar crianças de 12 meses a menores de 2 anos. A meta é a administração de cerca de 6 mil doses mensais no Estado.

De acordo com a gerente do PNI em Alagoas, Denise Castro, todos os 102 municípios alagoanos já foram informados e capacitados sobre as informações técnicas para implantação e administração da vacina. ?Distribuímos para as cinco centrais do Estado e, agora, os municípios serão os responsáveis para buscar as doses, armazenar, manipular e administrar a partir do dia 15?, explica.

A vacina para prevenir a hepatite A é injetável e será administrada em crianças de 12 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias), por via intramuscular, no músculo deltoide.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença habitualmente benigna na infância e de incidência frequente nas populações de baixa renda, que vivem em más condições de saneamento básico. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato humano ou por meio de água e alimentos contaminados.

A prevenção desta doença viral continua a ser a arma mais importante para seu controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a enfermidade.

Reportar Erro