Lei Eleitoral

Vaccarezza promete votar minirreforma política em agosto

acessibilidade:

O deputado Cândido Vaccarezza declarou que o projeto da minirreforma eleitoral poderá ser votado em agosto. Entre as alterações, o texto propõe novas regras para prestação de contas pelos partidos políticos. Além disso, autoriza pré-campanhas eleitorais na internet e modifica os prazos para substituir e escolher candidatos.

A proposta é de um Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, instalado em abril e coordenado por Vaccarezza. Desde o dia 9 de julho, o projeto tramita em regime de urgência, porém ainda não existe consenso para votação.

Segundo o deputado, as mudanças poderão tornar as eleições mais democráticas e compreensíveis para a população que, por sua vez, terá mais facilidade para realizar fiscalizações. ?Pela lei atual, por exemplo, um candidato a governador pode renunciar até no sábado que antecede a eleição e, ainda assim, o partido pode indicar um substituto?, afirma Vaccarezza. ?Nesse caso, a urna mostrará o nome e a foto do candidato que renunciou e o povo pensa que está elegendo ele, mas não está?, completa.

Reportar Erro