Mensalão

Supremo Tribunal Federal decreta prisões de Dirceu e Genoino

STF expediu nesta sexta mandados de prisão de Genoino e Dirceu

acessibilidade:

O Supremo Tribunal Federal expediu nesta sexta-feira (15) mandados de prisão contra o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o deputado e ex-presidente do PT, José Genoino. Eles foram condenados no julgamento do mensalão e não têm mais direito a recurso. Desta forma, os dois podem ser presos a qualquer momento pela Polícia Federal.

Os dois mensaleiros estão, neste momento, em casa. Dirceu em Vinhedo, interior de São Paulo, com a família, e Goinoino na  zona oeste de São Paulo. Nesta semana, Dirceu chegou a ser visto curtindo uma praia em Itacaré, na Bahia. Ele foi condenado a 10 anos de 10 meses pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Já o colega,  foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por fazer parte da quadrilha.

Em nota divulgada no começo da tarde, Genoino voltou a dizer que é inocente e se considera um “preso político”. Segundo ele, a sua condenação só aconteceu porque na época do escândalo era presidente do PT e garante não haver, até hoje, provas concretas para condená-lo. “O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado”, diz a nota.

O Supremo também expediu mandados de prisão contra outros dez mensaleiros, porém, a assessoria do tribunal ainda não divulgou a lista com os nomes. Os mandados já foram encaminhados para a Polícia Federal por ordem do presidente da Corte, Joaquim Barbosa.

Reportar Erro