Condenados na Indonésia

União Europeia e Austrália pedem suspensão de execuções

O presidente indonésio determinou a execução dos 8 estrangeiros

acessibilidade:

A União Europeia (UE), França e Austrália pediram hoje (28) à Indonésia para não executar os oito estrangeiros condenados à morte, de acordo com uma declaração conjunta. "Os governos da Austrália, da França e da UE pedem ao presidente [Joko] Widodo que pare as execuções previstas. Não é tarde para mudar de opinião", disseram, no comunicado divulgado pela Embaixada da Austrália em Jacarta.

O presidente indonésio, Joko Widodo, determinou a execução dos oito estrangeiros – o brasileiro Rodrigo Gularte, dois australianos, quatro nigerianos e uma filipina – condenados por tráfico de drogas.

O grupo de condenados à morte inclui um indonésio e um francês que continua no corredor da morte, enquanto aguardam uma decisão sobre o recurso apresentado.

"Ao apresentarmos esta petição pedimos à Indonésia para refletir sobre o impacto desta posição no mundo e na reputação internacional do país. Apoiamos os esforços da Indonésia para obter clemência para os seus cidadãos no exterior. Parar essas execuções ajudará esses esforços", ressalta a declaração.

"Respeitamos totalmente a soberania da Indonésia. Mas somos contra a pena de morte nos nossos países e no exterior. Essas execuções não terão efeito de diminuir o tráfico de drogas ou impedir outros de serem vítimas da dependência de drogas”, informa o comunicado.

O apelo foi divulgado quando a Indonésia termina as preparações para executar os condenados. Ambulâncias já chegaram ao estabelecimento prisional com caixões e as últimas visitas de familiares foram feitas. (ABr)

Reportar Erro