Mais Lidas

'Relógio da Violência'

Uma mulher é vítima de violência a cada 2 segundos no Brasil

A cada 1.4 segundo, 1 mulher sofre assédio, diz Instituto Maria da Penha

acessibilidade:

Dados do projeto Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha, mostra que cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. A cada 1.4 segundos, uma mulher é vítima de assédio. Os números são baseados em um levantamento realizado do Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os números são altos e ainda sim muitos outros não entram para as estatísticas porque não são denunciados. Um dos motivos é o medo de que na hora da denúncia, a mulher será desacreditada. O Brasil possui delegacias especializadas no atendimento à mulher, mas apesar disso a reprodução de comportamentos machistas na hora da denúncia afasta a vítima.

Nos casos de violência doméstica, a decisão de denunciar o agressor é sempre mais difícil. A vítima tem muitas vezes um vínculo não apenas financeiro como emocional com o agressor.

Além disso, há a vergonha de expor as agressões, para a sociedade e mesmo para agentes públicos.

O machismo é cultural e faz parte da sociedade brasileira. Homens, e também mulheres, repetem padrões de comportamento que denigrem a mulher, corroboram para a violência de gênero e torna aceitável agressões e assédio.

Vídeos Relacionados