#vemprarua

Uma centena de pessoas protestam contra prisão de manifestantes

"Black Bloc" atraiu pouca gente, mas fez barulho e tentou invadir o TJ-RJ

acessibilidade:

 

Uma centena de manifestantes mobilizados pelo grupo Black Bloc protestaram esta noite, no Rio de Janeiro, contra a prisão de três administradores da página do grupo na internet. Quase todos jovens, exibindo bandeiras e símbolos anarquistas, e praticamente sem máscaras, eles tentaram invadir o Tribunal de Justiça do Rio, no Centro, revoltados com a decisão da 27ª Vara Criminal de Justiça de decretar a prisão preventiva do trio. Foram contidos por seguranças e policiais militares.

Às 17h50, a Avenida Presidente Antônio Carlos foi fechada por alguns minutos. Às 19h, o grupo chegou à Cinelândia, onde fica a Câmara Municipal, às 19h, e fechou a Avenida Rio Branco por cerca de 30 minutos. às 19h40, começou a se dispersar.

Os Black Blocs foram presos na quarta-feira e indiciados por formação de quadrilha armada e incitação à violência. Um deles também foi autuado por pedofilia. Um dos procurados foi para a Bolívia e é considerado foragido. Os presos foram transferidos para o presídio de Guaxindiba, em São Gonçalo.

A chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, informou que três jovens admitiram que eram administradores da página dos Black Blocs e que estavam construindo artefatos de ação perfurante de múltiplas pontas que seriam usados durante os protestos preparados para o 7 de setembro.

“Encontramos vários materiais, máscaras, faca, artefato de ação perfurante de múltiplas pontas conhecido como ‘jacaré’. O artefato tem pregos, quando jogado pode ferir manifestantes, policiais, jornalistas. Quando analisamos a página dos Black Blocs há um comando para multiplicar esse objeto. Isto é uma ação criminosa”, afirmou Martha Rocha. O processo corre em segredo de Justiça, por isso os nomes dos presos não serão divulgados.

Reportar Erro