Impasses

Um ano de Trump: governo faz paralisação parcial por falta de fundos

Democratas condicionam apoio às contas à regularização de jovens sem documentos

acessibilidade:

O aniversário de um ano de Trump na Casa Branca será conturbado, assim como os outros dias de seu mandato. A data é marcada por uma paralisação parcial do governo federal por falta de fundos. Uma proposta derrubada no Senado nesta sexta (19) dá ao governo financiamento apenas até o dia 16 de fevereiro. Os democratas condicionam o apoio às contas à regularização permanência no país de cerca de 800 mil jovens sem documentos.

Os chamados "sonhadores" receberam o status legal do ex-presidente Barack Obama, porém a medida expira em 5 de março. Com o fim dado por Trump ao programa que os protegia, esses jovens podem ser deportados após o fim do prazo.

A Casa Branca, no entanto, já afirmou que não negociará com os democratas. "Não negociaremos a situação dos imigrantes ilegais, enquanto os democratas mantêm nossos cidadãos legais reféns das suas irresponsáveis exigências. Este é um comportamento de perdedores obstrucionistas, não de legisladores”, aponta um comunicado.

O presidente norte-americano tinha a intenção de comemorar o marco, com uma festa em sua mansão na Flórida. Porém, Trump teve que cancelar a viagem e permanecer em Washington, devido ao fechamento do governo, o primeiro desde outubro de 2013, quando Obama enfrentou 16 dias de paralisação com bloqueio dos republicanos.

À época, Obama precisou mandar mais de 800 mil funcionários públicos para casa, fechar museus e parques nacionais, e cancelar tratamentos experimentais em centros de pesquisas médica. Já o governo Trump espera minimizar o impacto da paralisação do governo. Mesmo assim, a Casa Branca já anunciou que vai dispensar mais de 1 mil de seus 1.715 funcionários e que algumas operações militares ficarão suspensas.

Reportar Erro