Um ano após a tragédia, projeto se arrasta na Câmara
Quase um ano após tragédia em Santa Maria, que matou 242 pessoas e feriu outras 116, a proposta de criar legislação sobre prevenção de incêndios em casas noturnas ainda se arrasta na Câmara dos Deputados. Um projeto está parado desde outubro passado. Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), que perdeu uma sobrinha na tragédia, a demora na aprovação só piora a dor das famílias.
O acidente demonstrou ?a irresponsabilidade como a síntese maior daquela tragédia, pois não ficou claro de quem é a responsabilidade da fiscalização, do controle e da punição quando está irregular uma casa noturna?, diz Uczai. Para o parlamentar, a convivência com os familiares das vítimas é dolorosa e a Câmara precisa dar uma resposta para evitar que novas tragédias ocorram.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) espera que a proposta seja votada na primeira semana de fevereiro. Para ele, faltou sensibilidade dos parlamentares para que a matéria fosse priorizada. ?O tema da nova legislação sobre incêndios no Brasil acabou sendo preterido. Eu considero que isso se deve também à distância que as pessoas têm do dia a dia do que ocorre em Santa Maria?, disse.