UFPA aprova o Programa Institucional de Doutorado Acadêmico para Inovação

acessibilidade:

O comitê científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a proposta da Universidade Federal do Pará (UFPA) para a implantação do Programa Institucional de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). O Programa DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições de Ciência e Tecnologia, em parceria com empresas por meio do financiamento de bolsas de pesquisa para inovação, no âmbito do Doutorado Acadêmico (Edital CNPq No. 23/2018).

A UFPA figura entre as 37 instituições brasileiras contempladas e receberá financiamento do CNPq para sete propostas de estudo por meio do repasse de R$ 871.584,00, que subsidiará bolsas de doutorado de quatro anos, acrescidas das respectivas taxas de bancada, conforme regras gerais e específicas do CNPq.

Fonte PPGCA Parceria Citropar 4

A proposta foi elaborada e submetida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio de sua Diretoria de Pós-Graduação, com base nas inscrições apresentadas pelos orientadores dos PPGs da UFPA, via edital interno, em outubro (Nº 11/2018 Propesp/UFPA). Todas as propostas submetidas pela UFPA foram aprovadas e correspondem a projetos de orientadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs), em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Ciências Ambientais (PPGCA).

Para o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, o Programa Institucional de Doutorado Acadêmico para Inovação é estratégico para a UFPA, uma vez que estimula a formação de estudantes como empreendedores científicos, tecnológicos, sociais e com independência intelectual. As ações de uma universidade empreendedora promovem a produção e a reelaboração de saberes conectados à realidade da sociedade atual e dos desafios futuros para modo de vida autônomo e de bem-estar. Assim, as necessidades coletivas de inovação subjacentes à experiência acadêmica, em especial na pós-graduação, configuram-se como ambiente propulsor para o desenvolvimento local e estimulam a incorporação de profissionais qualificados, com potencial de ampliar os programas de investimentos em ciência e inovação tecnológica na Amazônia.

PPGEE LASSE 1

Seleção – A seleção dos doutorandos e distribuição das bolsas vai ocorrer a partir do primeiro semestre de 2019, conforme seleção interna de cada programa de pós-graduação e conforme diretrizes do Edital DAI CNPq Nº 23/2018. O doutorando selecionado vai se matricular como aluno regular em um dos cursos de doutorado envolvidos na proposta aprovada, com seu orientador acadêmico e um supervisor na empresa parceira com a qual o projeto de doutorado está em diálogo.

Parcerias – As propostas aprovadas nesta edição do Programa Institucional de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) contam com a Ericson e a Citropar como empresas parceiras, com histórico de interação com os grupos de pesquisa e com interesse apresentado no desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da UFPA.

Fonte PPGCA Parceria Citropar 3

A parceria do PPGEE/UFPA com a Ericson foi iniciada em 2002, com mais de duas dezenas de projetos de P&D. Cerca de uma centena de alunos entre graduandos, mestrandos e doutorandos foram formados e ou estão em formação nesses projetos, com estágios em universidades da Suécia (KTH e Lund) e nos laboratórios desta empresa. Os recursos aprovados neste edital permitirão expandir a parceria em pesquisas de ponta em áreas estratégicas, como Internet das Coisas (IoT) e Sistema de 5a Geração (5G).

Já a cooperação do PPGCA/UFPA/MPEG/Embrapa com a empresa Citropar pretende consolidar conhecimentos e formação de doutores em alto nível sobre o clima, os agroecossistemas amazônicos e o homem, com propósito de desenvolvimento de tecnologias e inovações. Uma das ações estratégicas desta parceria prevê o monitoramento micro meteorológico, com o objetivo de correlacionar variações das condições ambientais da atmosfera às demandas hídricas em plantios comerciais de citros. Esta parceria visa contribuir para que a atividade se desenvolva em bases econômicas e ambientais sustentáveis.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, observa que os projetos e as parcerias serão acompanhados no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da UFPA, por meio da Diretoria de Pós-Graduação (DPG/PROPESP), com propósito de estimular maior interação dos projetos acadêmicos com as empresas parceiras, de forma que o programa produza impactos tangíveis e intangíveis, tais como, diversificação das atividades econômicas estratégicas para as demandas sociais da Amazônia, por meio de P&D.

 

Texto: Assessoria DPG/PROPESP – PPGEE – PPGCA

Fotos do texto: PPGEE e PPGCA

Foto da capa: Pixabay

Fonte: UFPA

 

Notícia republicada em www.brasilcti.com.br/ciencia/ufpa-aprova-o-programa-institucional-de-doutorado-academico-para-inovacao/

Reportar Erro