VIOLAÇÕES EM PAUTA

Ufal promove Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Maceió

Evento internacional reunirá representantes da ONU, em Alagoas

acessibilidade:

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será a organizadora do Congresso Internacional de Direito Público de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade, que será realizado de 3 a 5 de setembro, em Maceió-AL. Durante o Congresso deverá ser lançada a rede de pesquisadores de Direitos Humanos. O site do evento e mais informações sobre inscrições serão divulgados em breve.

No estado em que a morte de pessoas em situação de rua resultou em 29 inquéritos com prisões de indiciados em apenas três deles, o Congresso está sendo organizado e promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, da Faculdade de Serviço Social, coordenado pela professora Elvira Simões Barretto. 

Ufal reunirá pesquisadores internacionais em Maceió (Foto: Ascom Ufal)“Será um grande desafio, nesse estado em que a violação dos direitos humanos é tão evidente, organizar um evento desse porte, com participação de pesquisadores de vários países e com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou Elvira.

O site do Congresso Internacional de Direito Público de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade será lançado na próxima semana, com orientações para inscrições online e divulgação da programação completa. Segundo a organizadora, o evento debaterá os sistemas de proteção europeu, interamericano e brasileiro, “tendo em vista o delineamento de caminhos para a reversão do quadro das históricas desigualdades e violências que assolam a sociedade”, destaca Elvira.

PLURALIDADE

Elvira Barreto vê desafio em evento no estado de violações evidentesEntre os palestrantes internacionais que já confirmaram presença estão: Esther Martínez Quinteiro, da Universidade de Salamanca, Espanha; Helena Hirata, da Universidade de Paris, França; e Véronique Durand, escritora e pesquisadora da Université Sorbonne, França. A ONU será representada por Betânia Ávila, do programa SOS Corpo. Professores de várias universidades do Brasil, representantes da Ufal e de outros centros universitários alagoanos também foram convidados.

Serão abordados temas como Juventude e o direito humano de segurança; Efetividade dos Direitos Sociais e Direitos Trabalhistas na América Latina Contemporânea; Direitos Reprodutivos e Sexuais no Âmbito dos Direitos Humanos: Aborto e Diversidade Sexual em Questão; Direito Público dos Direitos Humanos para a Igualdade Racial e a Diversidade Religiosa; Políticas Públicas, Encarceramento e Direitos Humanos; entre outros.

Este é um ano de grandes eventos organizados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que ainda realizará a 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), pela primeira vez em Maceió, em julho. (Com Ascom da Ufal)

Reportar Erro