Ameaça

Ucrânia pode entrar em estado de emergência

Manifestantes invadiram o prédio do Ministério da Justiça e se recusam a deixar o local

acessibilidade:

ucraniaA ministra da Ucrânia Olena Loukach (Justiça) afirmou nesta segunda-feira (27) que vai pedir a instauração de um ?Estado de Emergência? caso manifestantes que ocupam o prédio da pasta, no centro de Kiev, não deixem o local. Eles estão na sede do ministério desde domingo (26) à noite. Os ativistas fizeram uma barricada com sacos de neve e de lixo para impedir a entrada da policia e de funcionários do ministério. “Eu vou ter de pedir ao presidente que pare a discussão se o edifício não for desocupado e se não for dada uma oportunidade aos negociadores de encontrar uma solução pacífica para o conflito”, afirmou a ministra, garantindo ainda que vai pedir ao Conselho de Segurança Nacional “para discutir o estabelecimento do estado de emergência”.

O Ministério da Justiça da Ucrânia foi ocupado por ativistas da organização Causa Comum, conhecida por defende o fortalecimento do controle dos cidadãos sobre a gestão governamental. O líder da organização, Alexandr Daniliuk, afirmou que eles continuarão no local e só permitirão a entrada de alguns funcionários.

A violência tem aumentado na Ucrânia depois que o presidente do país se recusou a assinar um acordo de parceria com a União Europeia, preferindo uma aproximação com a Rússia. Para tentar conter as manifestações, ele ofereceu o cargo de primeiro-ministro ao opositor Arseni Iatseniuk e prometeu analisar alterações à Constituição. Porém, a oposição recusou todas as propostas e prometeu continuar com os protestos até que se convoque as eleições presidenciais ainda neste ano.

Reportar Erro