Cidadão francês

Ucrânia detalha operação que prendeu terrorista que pretendia atacar a Eurocopa

Um cidadão francês é acusado de comprar armas e explosivos

acessibilidade:

As forças de segurança da Ucrânia revelaram detalhes sobre uma operação que deteve um cidadão francês acusado de comprar armas e explosivos para serem usados em ataques terroristas aos jogos da Eurocopa.

De acordo com a porta-voz do serviço de segurança da Ucrânia, Olena Hitlyanska, eles já estavam cientes das intenções do francês de comprar armas desde dezembro, mas aguardaram até que ele tentasse sair do país. "Nós não podíamos prendê-lo só porque ele queria comprar armas", disse Hitlyanska. Quando detido, ele admitiu que pretendia atacar a Eurocopa.

Imagens liberadas hoje pela agência de segurança mostram homens armados abordando uma van branca e lutando com o suspeito. O homem está detido em Kiev e as autoridades não revelaram seu nome.

Segundo o chefe do serviço de segurança da Ucrânia, Vasyl Hrystak, o suspeito chegou ao país em 2015 como voluntário e estabeleceu contato com grupos armados na parte leste da Ucrânia. Pouco a pouco, o francês começou a mostrar interesse sobre as regras de compra de armas e explosivos.

O homem foi preso com cinco rifles AK, milhares de cartuchos de munição, dois lançadores de granadas e 125 quilos de TNT enquanto tentava cruzar a fronteira da Ucrânia com a Polônia. Fonte: Dow Jones Newswires. (AE)

Reportar Erro