Mais Lidas

Parceria

Ucrânia considera ?histórico? acordo com a União Europeia

Presidente da Ucrânia comemora associação entre países

acessibilidade:

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, assinou nesta sexta-feira (27) a parte econômica do acordo de associação com a União Europeia (UE). A Rússia informou que a medida trará consequências graves.

“É um dia histórico para o meu país. O mais importante desde a independência”, disse Poroshenko ao chegar em Bruxelas.

“Não aconteceu em Vilnius em novembro, mas esta é a mesma caneta, para demonstrar como os eventos históricos são inevitáveis”, destacou ele ao recordar que o acordo deveria ter sido assinado em novembro de 2013 mas que acabou culminando nos protestos no país contra o então presidente Viktor Ianukovich que optou por não se aproximar da UE mas sim da Rússia, medida que levou à sua queda e aos conflitos que a região vive ate hoje, além da anexação da Crimeia à Rússia. As ex-repúblicas soviéticas Moldávia e a Geórgia também assinaram o mesmo acordo com o bloco dos países europeus.

Por sua vez, o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Grigori Karasin, afirmou que o acordo de livre comércio e associação com a UE terá “graves consequências”.

Conflitos

Ainda hoje acabou o prazo do cessar-fogo na Ucrânia entre o governo e os rebeldes separatistas anunciado pelo presidente ucraniano na sexta-feira passada, ainda que ele não tenha tido efeito prático já que não foi respeitado e os conflitos não cessaram.(ANSA)