Agora nas telinhas

TV portuguesa vai exibir o premiado Olhar de Nise na Europa

RTP-2 assinou acordo para exibir história da psiquiatra alagoana

acessibilidade:

Um dos documentários mais premiados no exterior este ano, Olhar de Nise será exibido em Portugal e nos países da língua portuguesa pelo canal RTP-2, de Portugal. O filme de Jorge Oliveira e de Pedro Zoca também será transmitido no Brasil, a partir de janeiro, pelo Canal Brasil, do sistema GloboSat de TV a cabo.

O acordo para exibição do documentário na rede de televisão portuguesa foi assinado em Lisboa pelos diretores da JCV e executores do filme Jorge Oliveira e Ana Maria Rocha com a diretora de programação da TV lusitana Teresa Paixão.

Olhar de Nise, o documentário que conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, ganhou recentemente os prêmios de melhor filme de público e o especial do júri oficial no Festival de Cinema de Trieste, na Itália. Em maio deste ano foi distinguido com mais dois prêmios em Lisboa: o de melhor filme de público e Menção Honrosa. Também este ano, recebeu o prêmio de melhor filme de público no FAM, Festival de Audiovisual do Mercosul de Santa Catarina. Foi selecionado, este mês, para uma mostra de cinema no México.

Autores do filme assinam com a RTP 2.

Na Europa e no Brasil, Olhar de Nise entrará na grade desses canais durante todo o ano de 2017 em programações alternadas. Além disso, o filme, aclamado pelo público europeu e norte americano, onde foi selecionado para vários festivais, tem sido exibido em sessões especiais para psiquiatras de todo o mundo. Eles demonstram interesse em conhecer o trabalho que a Nise desenvolveu com seus pacientes no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, revelando muitos deles como grandes pintores e escultores.

A psiquiatra alagoana é muito admirada por seus colegas no mundo. Em Matogrotto, cidade italiana, o documentário foi exibido para uma plateia de acadêmicos que conheciam o trabalho do italiano Franco Basaglia, mas não tinha ideia de que o seu trabalho com os doentes mentais em hospitais locais, que passou a se chamar “Psiquiatria Democrática”, teve como precursora Nise da Silveira no hospital do Rio de Janeiro.

Circuito comercial

O documentário começa este mês a entrar no circuito comercial. A primeira sessão ocorrerá sexta-feira (11/11) em Vitória, no cine Glória, e será precedida de um ato solene presidido pelo governador Paulo Hartung, cuja mulher Cristina é psicanalista. Depois, o filme permanecerá em cartaz a preços populares.

Nise tratava a loucura com arte

“Para nós o que importa é divulgar o trabalho da Nise da Silveira, esta alagoana ilustre que esteve à frente do seu tempo e que revolucionou a psiquiatria no mundo com o se trabalho humanitário desenvolvido no hospital do Engenho de Dentro”, explica Jorge Oliveira. “Os preços populares”, esclarece, “vão proporcionar a que cada pessoa assista ao filme sem onerar demais o bolso e assim conheça não só o trabalho acadêmico da Nise como também veja, pela primeira vez, os quadros dos seus pacientes que foram expostos em museus de Paris, Nova Iorque e Brasil”.

Olhar de Nise também estará nas telas de cinema de Maceió, Brasília e Rio de Janeiro, depois da temporada em Florianópolis e Vitória. Em Maceió, o filme começa a ser exibido nesta quinta-feira, 10, no Cine Arte Pajuçara e ficará em cartaz até o dia 16 deste mês de novembro.

No Rio, o filme voltará para o cine Odeon, na Cinelândia, onde foi apresentado em novembro de 2015 numa sessão para mais de 600 pessoas, cuja renda da bilheteria foi revertida para a Casa das Palmeiras, clínica aberta por Nise em 1957 que enfrenta dificuldades financeiras até hoje.

Reportar Erro