Golpe de verdade

Turquia sofre tentativa de golpe de Estado por militares do Exército

A população foi às ruas para protestar e foi alvejada por helicópteros

acessibilidade:

Tiros de armas de fogo foram ouvidos em Ancara, capital da Turquia, na noite desta sexta (15) enquanto uma tentativa de golpe militar estava em curso. Diversos helicópteros militares estavam sobrevoando a cidade. O primeiro-ministro, Binali Yildirim, disse que houve uma tentativa de golpe de Estado por parte do exército turco, incluindo o fechamento das duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa.

O presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, pediu que a população fosse às ruas para evitar a tomada do poder pelos militares e foi prontamente atendido em Istambul. Milhares de pessoas deixaram suas casas para protestar contra o golpe, apesar de o exército, que havia tomado controle de um tv estatal, determinar toque de recolher. Um vídeo amador mostra helicópteros disparando contra as pessoas e carros que estavam nas ruas.

Enquanto tanques se dirigiam para o Aeroporto de Ataturk, em Istambul, a rede "CNN Turk" divulgava que um confronto na capital, Ankara, vitimou pelo menos 17 policiais em conflito com os militares, que declararam lei marcial. Na prática, ela suspende as liberdades fundamentais das pessoas, veta manifestações, censura opiniões e restringe o direito de ir e vir.

Já é madrugada de sábado na Turquia e as incertezas continuam, pois a rede americana CNN noticiou que fontes da inteligência turca disseram ter frustrado a tentativa de golpe e 13 soldados teriam sido presos em uma tentativa de invasão ao palácio presidencial. (Com Ansa)

Reportar Erro