desastre

Tufão Haiyan deixa 1,2 mil mortos e rastro de devastação

acessibilidade:

PHILIPPINES-TYPHOON_Romeo_Ranoco_ReutersA passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas já fez 1.20o mortes e deixou um rasto de devastação por praticamente todo o território. O tufão, o mais forte do ano e possivelmente de sempre, poupou a capital Manila, mas causou muita destruição nas ilhas de Samar, Leyte e Cebu.

Muitas das cidades atingidas pelo tufão ainda tentavam recuperar do terremoto que atingiu o país o mês passado, e que causou várias vítimas mortais e milhares de desabrigados. Nas Filipinas faz-se um balanço dos estragos, enquanto no Vietname são tomadas medidas preventivas para a chegada deste super tufão.

As autoridades já iniciaram uma operação para deslocar cerca de 100 mil pessoas para centros de abrigo. Se manter a direção atual, o Haiyan deverá chegar à costa do Vientiane domingo de manhã, influenciando o estado do tempo na ilha chinesa de Hainao, onde as autoridades anunciaram alerta amarelo.

Na sexta-feira, a tempestade, de nível 5, o mais elevado, assolou as Filipinas com ventos médios de 235 quilômetros por hora e rajadas em alguns pontos de 315 quilômetros por hora.

Reportar Erro