Eleições no Congresso Nacional

Tucanos reafirmam apoio a Júlio Delgado e Luiz Henrique

A unanimidade da legenda corre risco com o fato da votação para a eleição das Mesas Diretoras, é secreta

acessibilidade:

Durante a reunião dos integrantes da cúpula do PSDB nesta sexta-feira (30) em Brasília o partido reafirmou seu posicionamento sobre as eleições das mesas diretoras da Câmara dos Deputados do Senado Federal.

O partido apoia a candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para a presidência da Câmara, assim como, a candidatura do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para o Senado.

Antes desse encontro, havia um racha no partido, alguns setores, principalmente São Paulo, indicavam o desejo de apoiar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a chefia da Câmara. A disputa pelos ?espaços estratégicos?, como a vice-presidência das Casas e as principais comissões, estavam em jogo. Como destacou, depois da reunião, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, ?A vice-presidência não é o mais relevante. Não acho que é mais importante para o PSDB ter um espaço na Mesa, mas sim manter a coerência política”. O deputado Carlos Sampaio (SP) ressaltou, “A pressão individual realizada por Eduardo Cunha diminui com a fala do Aécio”.

O que prevaleceu na reunião foi a ideia de gratidão ao PSB pelo apoio na última eleição presidencial. ?Estaremos inclusive tendo um gesto de reciprocidade política em relação ao apoio que tivemos no segundo turno da eleição quando o PSB esteve conosco. A política requer coerência. Não é hora de fracionar as oposições”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima (PB).

A respeito do apoio a candidatura de Júlio Delgado na Câmara, Cássio Cunha assinalou, “Foi feita toda a leitura política de a bancada agir sem traições. Então a fala foi muito clara e explicita da responsabilidade política que temos. E existe um compromisso anterior com a candidatura do Júlio Delgado?.

No final da reunião, Aécio Neves ainda foi falar com um pequeno grupo de deputados que não se mostravam contentes em apoiar Delgado. A unanimidade da legenda corre risco com o fato da votação para a eleição das Mesas Diretoras, é secreta.

Reportar Erro