Eleição norte-americana

Trump seria um 'perigo' para o mundo, diz chefe de Direitos Humanos da ONU

Para Zeid Al-Hussein, vitória do republicano seria 'perturbadora'

acessibilidade:

O republicano Donald Trump será um "perigo" para o mundo se for eleito presidente dos EUA e suas propostas representam "violações aos direitos humanos dos mais vulneráveis". O alerta foi feito por Zeid Al-Hussein, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, em uma declaração que rompe um tabu na organização de evitar a qualquer custo comentários sobre os candidatos à Casa Branca.

Em um encontro com jornalistas internacionais, porém, Zeid optou por tecer duros comentários contra Trump. Questionado, ele deixou claro que sua vitória seria "perturbadora".

Na avaliação de Zeid, o candidato republicano seria "perigoso do ponto de vista internacional". "Seus comentários são profundamente preocupantes", disse. As principais críticas do jordaniano se referem às propostas do candidato quanto a temas como tortura, imigrantes e a minorias.

Há duas semanas, Zeid havia colocado Trump em uma lista de políticos que ele indicou como "populistas e demogogos". Agora, vai além e alerta que o americano estaria usando "manipulação" para "contar meias verdades". 

As declarações de Zeid foram recebidas com surpresa internamente na ONU e entre as grandes potências. O governo russo alertou que o alto comissário não deveria criticar chefes de Estado ou de governo. Mas o jordaniano insistiu: "Se Trump for eleito, na base do que ele tem dito, acho que não temos dúvidas de que ele representaria um perigo". (AE)

Reportar Erro