Reação americana

Trump ameaça punição severa caso sauditas estejam por trás de sumiço de jornalista

Crítico do governo saudita sumiu há onze dias após entrar em Consulado Saudita, em Istambul

acessibilidade:
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: NATO

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Arabia Saudita pode estar por trás do desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi e advertiu que, se esse for o caso, Washington adotará “severa punição”.

“Vamos chegar a uma conclusão disso e haverá uma severa punição. Neste momento, eles negam e negam veementemente. Poderiam ser eles? Sim”, afirmou o presidente dos EUA na entrevista à CBS realizada na quinta-feira (11) e que será transmitida na íntegra no domingo (14).

Khashoggi, um colaborador do Washington Post e crítico do governo saudita, não é visto desde que entrou no Consulado da Arábia Saudita, em Istambul, em 2 de outubro.

Nesta-feira (12) o jornal The Washington Post publicou que  autoridades turcas informaram aos EUA que obteve gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado em Istambul,

Trump disse que o assunto é especialmente importante por se tratar de um jornalista. Mas, ao ser indagado sobre quais medidas os EUA poderiam adotar contra o governo saudita, que é aliado dos americanos no Oriente Médio, ele apenas disse ser contra a restrição da venda de armas ao país.

“Há outras maneiras de punir, usar uma palavra muito forte, mas é verdade”, acrescentou ele, nos trechos da entrevista divulgados pela CBS. (Folhapress)

Reportar Erro