FBI havia alertado

Trump acusa Obama de ignorar ataques de hackers russos, em 2016

Presidente questionou por que seu antecessor não tomou medidas sobre interferência russa na eleição dos EUA

acessibilidade:
Donald Trump e Barack Obama. Reprodução: White House

Em seu luxuoso campo de golfe Turnberry Trump, na Escócia, o presidente dos EUA, Donald Trump, atacou neste sábado (14) a atuação de seu antecessor, Barack Obama, no caso do ataque hacker russo a democratas, em 2016.
Trump viajou para a Escócia, acompanha da primeira-dama, Melania, para agenda privada após ter se encontrado com a rainha Elizabeth 2ª, no Castelo de Windsor.

Nas redes sociais, Trump questionou por que o governo Obama não tomou medidas a respeito das alegações de interferência russa na eleição presidencial dos EUA em 2016.

Na sexta-feira (13), o Departamento de Justiça dos EUA denunciou 12 agentes de inteligência russos, sob acusação de promoverem um ataque hacker aos computadores do Partido Democrata e da campanha de Hillary Clinton durante as eleições.

“As histórias que você ouviu sobre os 12 russos ocorreram durante o governo Obama, não no governo Trump”, escreveu. “Por que eles não fizeram algo sobre isso, especialmente quando foi relatado que o presidente Obama foi informado pelo FBI em setembro, antes das eleições?”.

Segundo a denúncia do Departamento de Justiça dos EUA, os 12 russos trabalhavam para o GRU, o departamento central de inteligência do governo de Vladimir Putin. O objetivo era interferir nas eleições americanas.

O Departamento de Justiça, porém, destaca que não há notícia de que os crimes tenham alterado o resultado das eleições, tampouco de que algum cidadão americano tenha se envolvido ou soubesse da conspiração russa.
Trump diz que a investigação do FBI é uma “caça às bruxas”.

Gafe e protestos

Em um momento comentado pelas imprensas britânica e americana, o presidente caminhou por alguns segundos diante da monarca de 92 anos, algo considerado uma gafe para a realeza. Trump para, cortando o caminho da rainha, que é forçada a desviar e parar a seu lado.

Em Turnberry, o líder americano acenou para os manifestantes, que cantavam “Trump não” em uma praia a alguns metros do campo de golfe. Ele pareceu dizer algo ao grupo, que vaiou. Protestos reuniram centenas de pessoas também nas cidades de Edimburgo e Glasgow.

Enquanto Trump se preparava para jogar, com um boné escrito “USA”, um ativista do grupo ambientalista Greenpeace sobrevoou o local de parapente. A polícia britânica disse estar tentando identificar o ativista.(Folhapress)

Reportar Erro