'Delação monstruosa'

Todos querem explicações e não deboche, diz OAB sobre propinas em MT

Ordem diz que políticos 'subestimam a inteligência do povo'

acessibilidade:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, cobrou enfaticamente nesta terça-feira, 29, explicações sobre o escândalo da propina, revelado na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) que gravou políticos socando dinheiro vivo em mochilas, malas, caixas, bolsos e bolsas.

“O que deveriam ser explicações não convencem, pior, debocham da cara da sociedade e algumas ainda ousam subestimar a inteligência do povo”, afirmou.

A ‘delação monstruosa’, como a classificou o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que homologou a colaboração de Silval, provocou forte impacto, principalmente em Mato Grosso. “Vem deixando a população estarrecida dia após dia conforme a divulgação sistemática de seu conteúdo na imprensa”, argumenta Leonardo Campos.

Na semana passada, a OAB/MT protocolou no STF o pedido para levantamento do sigilo da delação de Silval.

“Uma das motivações é justamente o fato de que, tendo em vista que o que já vinha sendo noticiado até então, envolvendo ministro, senadores, deputado federal, deputados estaduais, prefeitos, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, ex-parlamentares, servidores públicos e empresários, e em atenção aos princípios da ampla defesa e contraditório, da publicidade e do acesso à informação, os acusados teriam a possibilidade de vir a público prestar as devidas explicações para a sociedade.”

Já foram instaurados pelo STF sete inquéritos para investigar os supostos crimes apontados por Silval.

“Mais do que nunca, nesse estado degradante de desqualificação moral que vive a classe política, é imprescindível que a população assuma seu papel de fiscal também”, destaca o presidente da Ordem. “Temos que cobrar de todas as entidades cabíveis que instaurem os procedimentos necessários para apuração da verdade e devida punição dos culpados.”

Reportar Erro