Tempo de limpar a democracia

The Economist põe a culpa do petrolão na ganância do PT

The Economist diz que petrolão veio da ganância do PT e aliados

acessibilidade:

A edição desta semana da The Economist traz matéria especial sobre como a governabilidade tem ficado mais difícil na América Latina, com destaque especial para o Brasil. De acordo com o texto, intitulado “Limpando a democracia latino-americana”, os problemas enfrentados por Dilma sempre existiram, mas pouco importaram com o crescimento econômico observado na última década.

O problema agora é a combinação de presidencialismo com eleições proporcionais, tais quais ocorrem no parlamentarismo. A revista aponta para o grande número de partidos na base do governo e “os absurdos 39 ministérios para acomodá-los” como disfuncional, já que Dilma está ficando sem apoio no Congresso e não há como “dissolver o Parlamento”.

O artigo lista algumas opções como proibir coligações, o que geraria fusões partidárias, reduzindo o número de legendas, e rever urgentemente os modelos de financiamento das campanhas. A revista coloca a culpa do escândalo envolvendo a Petrobras na “ganância voraz” do PT e seus aliados, além de concluir que a reforma política por si só não vai melhorar a qualidade da democracia por aqui.

Reportar Erro