Vídeos divulgados

Testemunha liga Rosso a esquema do mensalão do DEM em Brasília

Caso ressurge após vídeos do depoimento serem divulgados

acessibilidade:

Uma testemunha dos processos relacionados ao escândado conhecido como "Mensalão do DEM", de Brasília, afirmou à Justiça que o principal delator do esquema de distribuição de propina a políticos do DF "sempre teve poder" sobre o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos favoritos na disputa à presidência da Câmara. O caso foi adiantado pelo Diário do Poder, em 30 de junho, mas ganhou repercussão agora que os vídeos do depoimento complicando Rosso foram divulgados.

Em 29 de junho, o técnico de informática Francinei Arruda disse, em depoimento, afirmou que Durval Barbosa (ex-secretário do Governo do DF que gravou vídeos de uma série de políticos recebendo propina) também havia filmado Rosso recebendo vantagens indevidas, mas omitiu o vídeo dos investigadores.

Segundo Francinei, o próprio deputado "tem conhecimento do vídeo", o que o deixava em situação vulnerável. "Na verdade, Durval sempre teve poder sobre o Rogério", disse. O deputado nega qualquer envolvimento no esquema da Pandora.

O fato desperta a desconfiança dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que avaliam a possibilidade de se tratar de uma estratégia da defesa para paralisar o processo. Eles determinaram que a testemunha entregue o material para que as acusações tenham sustância. O processo da Caixa de Pandora tem 17 ações, entre os 33 acusados estão o ex-governador José Roberto Arruda, empresário Paulo Octávio, Durval Barbosa, Massaya Kondo, José Geraldo Maciel, José Luiz Valente, Marcelo Carvalho Oliveira, Gibrail Gebrim, Adailton Barreto Rodrigues, Alexandre Tavares de Assis e Fábio Simão.

Confira o depoimento:

Reportar Erro