Tremor de magnitude 8,3

Terremoto no Chile causa morte de pelo menos 8 pessoas

Terremoto de magnitude 8,3, que teve duração de três minutos

acessibilidade:

Ao menos oito pessoas morreram após um forte terremoto de magnitude 8,3, que teve duração de três minutos e sacudiu a região norte e central do Chile na noite de quarta-feira, causando danos em localidades próximas ao epicentro, no oceano Pacífico.

Durante as primeiras horas desta quinta-feira, as autoridades chilenas elevaram o alerta de tsunami a 4 quilômetros da costa, deixando em vigor a saída das pessoas apenas nas regiões de Tarapacá e da cidade de Coquimbo, no norte. O Peru fez as mesmas recomendações poucas horas depois do terremoto. Alertas de tsunamis para as costas do Havaí e partes da Califórnia foram mantidos.

Logo após o abalo, o Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto teve magnitude de 7,9, mas rapidamente corrigiu para 8,3. Autoridades dos EUA disseram que o tremor ocorreu no oceano Pacífico, às 19h54 e o epicentro foi cerca de 280 quilômetros ao norte de Santiago e a 55 quilômetros da cidade de Illapel, a 25 quilômetros de profundidade.

O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que o número de mortos subiu para oito, um número "relativamente baixo em relação a outros fenômenos desta magnitude". As mortes ocorreram em Illapel e em aldeias a 435 quilômetros da capital, Santiago.

O ministro acrescentou que as cidades de Illapel, Salamanca, Los Vilos, Canela e Coquimbo foram as áreas mais afetadas pelo terremoto. A presidente, Michele Bachelet, irá viajar até essas regiões ao norte do país nesta quinta-feira.

Muitos moradores passaram a noite ao ar livre por medo de réplicas. Cinco horas após o terremoto, trinta novos tremores ocorreram, alguns com uma magnitude maior do que 7. Fonte: Associated Press. (AE)

Reportar Erro