Lava Jato

Teori manda soltar executivo da Odebrecht parceiro de Lula

Diretor da Odebrecht acompanhava Lula em viagens ao exterior

acessibilidade:

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a libertaçao de Alexandrino de Salles Alencar, ex-executivo da empreiteira Odebrecht que sempre acompanhava o ex-presidente Lula em viagens ao exterior para, segundo suspeita o Ministério Público Federal, fazer lobby em favor da empresa.

Trecho do telefonema de Lula a Alexandrino.Conversas telefônicas entre Alexandrino e Lula, interceptadas pela Polícia Federal, mostram uma relação de muita proximidade entre os dois. A PF inclusive anexou aos autos da Operação Erga Omnes, 14ª fase da Lava Jato, a íntegra da transcrição de um diálogo do ex-­presidente Lula com Alexandrino Alencar.

Segundo a PF, na noite de 15 de junho de 2015, às 20h06, uma pessoa que se identifica por ‘Moraes’ telefona para Alexandrino Alencar e passa a ligação para o ex-­presidente. O número do telefone usado por ‘Moraes’ é do Instituto Lula, em São Paulo, afirma relatório final de interceptações telefônicas no inquérito que mira a maior empreiteira do País. A conversa durou 3 minutos e 42 segundos.

A PF não grampeou o ex-­presidente. O alvo era Alexandrino, que acabou sendo preso preventivamente quatro dias depois. “Na conversa Lula e Alexandrino abordam sobre a temática do seminário promovido pelo Valor Econômico, intitulado de “Uma agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços”, tratando dos polêmicos financiamentos do BNDES às empreiteiras brasileiras, incluindo a Odebrecht.

Reportar Erro