TomTom

Tempo que brasileiros gastam no trânsito aumentou 50%

4º Índice de Trânsito global foi divulgado nesta quarta

acessibilidade:

A TomTom (TOM2), conhecida por ser a líder mundial em tráfego, publicou nesta quarta-feira (4) um estudo onde revela que motoristas brasileiros gastam cada vez mais tempo no trânsito. Trata-se do 4º Índice de Trânsito global e o 1º feito exclusivamente para o Brasil. Segundo a publicação, os brasileiros estão aumentando mais 50% de tempo em seus deslocamentos.

?Recentemente, foram feitas várias alterações nas vias para suportar os eventos esportivos que o Brasil está prestes a receber, mas a tendência é que o tempo de deslocamento aumente nas principais cidades do país, inclusive nos fins de semana, por causa de atrasos em torno de estádios. O principal objetivo da TomTom é aliviar esta situação com soluções mais inteligentes para minimizar o tráfego e oferecer uma experiência positiva para os motoristas,” destacou Julio Quintela, Gerente de Vendas da TomTom no Brasil.

Ainda segundo o estudo, os motoristas de todo o mundo estão gastando, em média, oito dias úteis por ano presos no trânsito. Enquanto no resto do mundo os piores dias são quartas-feiras, no Brasil, as manhãs de segunda e sextas-feiras à tarde lideram com o maior índice de trânsito nas estradas.

O Índice de Trânsito da TomTom é a única medida global que compara o tempo de percurso durante as horas não-congestionadas e em horários de pico de veículos. Os dados são baseados nas informações coletadas dos últimos anos e analisa tanto as estradas locais quanto rodovias. Veja o ranking divulgado pela TomTom:

 1 Recife 60% 6 Belo Horizonte 42%
2 Salvador 59% 7 Porto Alegre 38%
3 Rio de Janeiro 55% 8 Curitiba 34%
4 Fortaleza 48% 9 Brasília 27%
5 São Paulo 46%

As dez principais cidades do mundo com mais trânsito, classificadas por nível geral de congestionamento em 2013, foram:

 1 Moscou 74% 6 Palermo 39%
2 Istambul 62% 7 Varsóvia 39%
3 Rio de Janeiro 55% 8 Roma 37%
4 Cidade do México 54% 9 Los Angeles 36%
5 São Paulo 46% 10 Dublin 35%

Reportar Erro