Debandada do PMDB

Temer "será o próximo a cair" se Dilma sofrer "golpe", diz líder do governo

Humberto Costa criticou postura do PMDB, que deve sair da base

acessibilidade:

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta segunda-feira, 28, que o vice-presidente Michel Temer “será o próximo a cair” caso a presidente Dilma Rousseff sofra o que ele chamou de um “golpe constitucional”.

“Não pense que os que hoje saem organizados para pedir ‘Fora, Dilma’ vão às ruas para dizer ‘Fica, Temer’, para defendê-lo. Não. Depois de arrancarem, com um golpe constitucional, a presidenta da cadeira que ela conquistou pelo voto popular, essa gente vai para casa porque estará cumprida a sua vingança e porque não lhe tem apreço algum. E, seguramente, Vossa Excelência [Michel Temer] será o próximo a cair”, afirmou Humberto Costa.

A crítica foi feita um dia antes de o PMDB decidir se deixará ou não a base aliada do governo. O petista ainda classificou como uma “esquizofrenia” o PMDB, partido presidido pelo vice-presidente, se reunir para decidir se fica ou se sair do governo. Segundo ele, isso é “algo impensável em qualquer sistema presidencialista sério do mundo”.

“Não se pode entender uma atitude dessa natureza, senão pelo viés escancarado do oportunismo”, disse. “Não quero aqui imaginar que – em desapreço ao papel constitucional que exerce e ao papel institucional que tem como presidente do PMDB – o vice-presidente da República Michel Temer conspurque a própria biografia em uma conspiração para destruir a chapa pela qual se elegeu, ao trabalhar para derrubar a sua titular”, acrescentou.

Para Humberto Costa, se confirmada, essa atuação de Temer pelo rompimento com o governo Dilma seria “um ato de ignorância sem tamanho” e “um suicídio político”.

Reportar Erro