Antes de julgamento

Temer nomeia Admar Gonzaga como novo ministro do TSE

Ministro substituto será efetivado na vaga de Henrique Neves

acessibilidade:

O presidente Michel Temer nomeou nesta quinta-feira, 30, o jurista Admar Gonzaga como sucessor do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves, cujo mandato se encerra em 16 de abril. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31.

Admar, que já atua como ministro substituto no TSE, foi o primeiro da lista tríplice enviada em fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao Palácio do Planalto, que inclui também Tarcisio Vieira Neto e Sérgio Banhos. Ele é muito respeitado pelos ministros do TSE e considerado um dos eleitoralistas mais admirados.

O julgamento que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Temer na eleição de 2014 está marcado para começar na próxima terça-feira, 4.

Na avaliação da equipe de Temer, se Gonzaga fosse nomeado duas semanas após o início do julgamento, quando Henrique Neves deixará o TSE, haverá ainda mais interpretações de que ele foi posto ali para "salvar" o presidente.

No Palácio do Planalto, auxiliares de Temer dão como certo – ou "precificado", como dizem – que o relator do processo, Herman Benjamin, pedirá a cassação do mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma, sob o argumento de que a chapa PT-PMDB cometeu abuso do poder político e econômico.

Reportar Erro